As 21 cidades mais influentes dos negócios

Seja no ocidente ou no oriente, estas são as cidades mais influentes do mundo dos negócios, de acordo com o relatório Global Cities Report

Quais são as cidades mais influentes do mundo? Essa é a pergunta que a consultoria A.T. Kearney tenta responder com o relatório anual Global Cities Report. O levantamento avalia quais cidades estão “melhorando a competitividade e quais os fatores estão incentivando o seu sucesso”. O estudo avalia dezenas de variáveis, subdivididas nas categorias: negócios, capital humano, experiência cultural, troca de informações e engajamento político.

Veja abaixo o ranking com as 21 cidades mais influentes de acordo com o relatório.

21. Viena, Áustria
A Áustria pode ser um país relativamente pequeno, mas sua capital tem um peso importante no mundo dos negócios. É a sede da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), e, por isso, é importante na formação de preços do petróleo.

20. São Francisco, Estados Unidos
A tecnologia é vibrante em São Francisco. Sua região metropolitana é berço de grandes gigantes como Facebook, Google, Twitter e Uber.

19. Xangai, China
Centro financeiro da China, Xangai tem também o porto de maior movimentação do mundo.

18. Toronto, Canadá
Nem todo mundo sabe, mas é em Toronto que fica a sétima principal bolsa de valores do mundo.

17. Melbourne, Austrália
Na lista, Melbourne aparece como um dos principais centros para estudantes estrangeiros em todo o mundo.

16. Berlim, Alemanha
A capital da nação mais poderosa da Europa tinha que estar entre as mais importantes no mundo dos negócios.

15. Sidney, Austrália
É a cidade no Hemisfério Sul mais bem colocada no ranking. Sidney é o principal centro financeiro da Austrália.

14. Moscou, Rússia
A capital da Rússia é um importante centro global para a indústria de commodities. O ranking também diz que é o melhor lugar do mundo para visitar museus.

13. Madri, Espanha
A lista ressalta que Madri é um centro comercial para os países de língua espanhola em todas as indústrias.

12. Seul, Coreia do Sul
Com o aumento das tensões na península coreana, a importância da capital da Coreia do Sul aumentou. Além disso, o ranking coloca Seul como um importante centro para grande empresas asiáticas, como a Samsung.

11. Washington, Estados Unidos
Há muito motivos claros para colocar a capital dos EUA como uma das mais influentes do mundo. Além de ser sede da Casa Branca e do Capitólio, é lá que ficam instituições internacionais como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional.

10. Bruxelas, Bélgica
A política domina o calendário na capital da Bélgica. Apesar de relativamente pequena na comparação com outras cidades da lista, Bruxelas se destaca por ser sede da União Europeia.

9. Pequim, China
Capital e centro político da segunda maior economia do mundo, é fácil entender por que Pequim é uma cidade influente nos negócios. Além disso, é a cidade com mais empresas na lista Global Fortune 500 do mundo.

8. Chicago, Estados Unidos
Chicago é sede de duas das maiores bolsas de commodities do mundo. Produtos agrícolas como trigo, milho, soja e carnes são negociados nas bolsas da cidade.

7. Cingapura
Centro financeiro e de comércio na Ásia, Cingapura tem um dos maiores portos do mundo. É também um dos principais centros para o mercado de petróleo – quase metade de todo o petróleo consumido no mundo passa por lá.

6. Los Angeles, Estados Unidos
Como todos sabem, Hollywood é um centro da cultura de cinema e programas de TV.

5. Hong Kong
Um dos grandes centros financeiros do mundo, a cidade passou do controle britânico para a China em 1997.

4. Tóquio, Japão
Cerca de 40 milhões de pessoas moram na região metropolitana de Tóquio, uma das cidades com maiores índices de educação do mundo.

3. Paris, França
Arte e moda se misturam na capital francesa, que é também uma das principais cidades para troca de informações sobre negócios, segundo o índice.

2. Londres, Inglaterra
O Brexit provavelmente irá diminuir marginalmente o papel de Londres como centro financeiro na Europa, mas por enquanto ainda é a segunda cidade mais influente do mundo.

1. Nova York, Estados Unidos
Sem surpresa, Nova York fica no topo da lista das cidades mais influentes do mundo, sede das Nações Unidas e de Wall Street.

Você pode gostar...