Grupo chinês Geely anuncia compra de 8,2% do capital da AB Volvo

O grupo chinês Geely, proprietário da fabricante sueca Volvo Cars, anunciou nesta quarta-feira a compra das ações da Cevian Capital na AB Volvo, estimadas em 3,2 bilhões de dólares, tornando-se o maior acionista da número dois mundial dos caminhões. O Geely vai comprar 8,2% do capital e 15,6% dos direitos de voto na AB Volvo (Volvo Group), nas mãos do fundo sueco Cevian Capital, segundo um comunicado conjunto.

O fundo de investimento sueco, Industrivärden, que controla uma participação de 6,7% na fabricante, vai continuar sendo o maior acionista em termos de direito a voto (21,8%). O montante da operação não foi revelado. Segundo uma fonte próxima à negociação, citada pelo jornal Dagens Nyheter, o Geely assinou um cheque de 3,8 bilhões de dólares.

Sobre a base do valor da ação da AB Volvo na Bolsa de Estocolmo, o pacote que a Cevian vendeu representava, nesta quarta-feira, cerca de 27 milhões de coroas suecas (3,2 bilhões de euros). As ações da Volvo caíram 4,4%, pouco após as 12H00 GMT (10H00 de Brasília) em um mercado orientado para baixo. A AB Volvo produz caminhões (Volvo Trucks, Mack, Renault Trucks), ônibus, veículos militares (Renault Trucks Defense), maquinário para obras e motores marítimos (Penta).

Você pode gostar...