Quatro vantagens do blockchain para empresas

Com a popularização do bitcoin e de outras criptomoedas, as atenções estão agora voltadas para o blockchain. Mas engana-se quem pensa que a rede se restringe a operações financeiras. Em breve, a tecnologia pode ser parte essencial de muitas transações comerciais e processos corporativos. A descentralização, principal característica do blockchain, permite simplificação operacional e redução de fraudes, além de propiciar negócios mais seguros e flexíveis – inclusive propiciando novos modelos. O Fórum Econômico Mundial já declarou que enxerga o blockchain como uma tecnologia que vai moldar o futuro. A Forbes provou que a frase não parece exagerada e listou quatro aplicações da rede para as empresas. Veja a seguir:

1. Criar marketplaces distribuídos e autônomos
O blockchain permite a transferência de ativos em uma cadeia com transações seguras, transparentes, privadas e autorreguladas. Além de rapidez, isso permite flexibilidade ao caixa e ao gerenciamento de ativos.

A transação baseada em blockchain dispensa a necessidade de supervisão de terceiros, já que o próprio software é uma estrutura aberta e controlada, visível a todos os envolvidos. Se uma empresa pode disponibilizar itens de valor para múltiplos potenciais compradores, e estes têm confiança para saber que são itens genuínos e únicos, surge uma relação do tipo positiva para todos: concorrência aberta e transparente para comprar itens e vendedores repassando seus produtos com preços melhores.

2. Facilitação de transações comerciais
Gerenciar gastos é um desafio para a maioria das organizações. Porém, o blockchain possibilita que as empresas criem uma rede autônoma para fornecedores e parceiros de maneira a automatizar contratos, fornecer pagamentos instantâneos, acompanhar os embarques de mercadorias e ter visão de toda a cadeia de suprimentos.

Um exemplo de aplicação: uma empresa que transporta mercadorias perecíveis em contêineres refrigerados. Os caminhões podem ter sensores que funcionam com internet das coisas e mantenham contrato inteligente no blockchain. Caso a temperatura do contêiner ultrapasse um limite desejado e comprometa a mercadoria, a rede cancela o pedido automaticamente, além de emitir um novo pedido para que uma segunda remessa da mercadoria seja enviada, ao mesmo tempo em que o caminhão defeituoso é enviado para reparos.

Ao reduzir ou eliminar as interações humanas, o blockchain minimiza erros de transação e o risco de informações faltantes, além de promover agilidade por conectar, sem intermediários, compradores e vendedores.

3. Gerenciar e assegurar registros privados descentralizados
Normalmente, as indústrias e empresas confiam em terceiros para proteger seus bancos de dados e informações. Mesmo com todo o cuidado, as falhas são frequentes.

Uma das vantagens do blockchain é que cada registro é individualmente criptografado e exige uma chave de acesso personalizada. Um hacker precisaria ter acesso a cada uma destas chaves para conseguir acessar todos os dados cadastrados. Isso não garante dados 100% seguros, mas ajuda a reduzir a exposição de um grande número de registros.

Uma aplicação lógica é o registro de funcionários em que os empregadores ou as instituições educacionais podem adicionar novas qualificações, notas ou cargos profissionais conforme são obtidos. Os indivíduos poderiam, então, compartilhar com segurança suas informações de currículo e histórico empregatício, evitando os riscos de falsificação.

4. Acompanhar a procedência de produtos e materiais
O blockchain pode ajudar a garantir a qualidade e a segurança de um produto, tornando mais fácil o rastreamento das matérias-primas. Uma montadora, por exemplo, poderia usar a rede descentralizada para gerenciar fornecedores de peças, fabricantes, pessoas responsáveis pelo controle de qualidade e um órgão regulador público.

Além disso, o recall de peças com defeitos poderia progredir rapidamente, o que é bem significativo, considerando as milhares de vidas que são perdidas todos os anos graças às peças defeituosas de carros.

Você também poderá gostar...